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Análise Ergonômica do Trabalho: o que é e quem deve fazer? - São Lucas Medicina

Análise Ergonômica do Trabalho: o que é e quem deve fazer?

Especialmente quando estamos falando de gestores que visam uma produtividade sempre impecável no cotidiano da empresa, a vitalidade dos funcionários é um assunto essencial e determinante para a conquista de bons resultados e números. Investir na saúde dos colaboradores é zelar pela prosperidade financeira da sua empresa. 

 

E a realização da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é um verdadeiro trunfo para avaliar a saúde física e mental dos funcionários de uma empresa. É por meio desta ferramenta que o gestor consegue investir no capital humano e proporcionar um ambiente de trabalho sempre seguro para seus colaboradores.  

 

Mas você sabe o que é a Análise Ergonômica do Trabalho e quais seus principais pontos positivos? Continue a leitura do texto que iremos te explicar.

 

Mas afinal, o que é a Análise Ergonômica do Trabalho?  

 

Homologada pela Norma Regulamentadora 17 do MTPS, essa análise consiste em uma série de testes e avaliações com o objetivo de garantir um ambiente de trabalho seguro, identificando os erros e acertos na estrutura e nas atividades de uma determinada empresa.  

 

Nessa análise, são contemplados todos os dados preconizados pela NR 17: análise da demanda, análise da tarefa, Análise das atividades, diagnóstico, recomendações e plano de ação. Todas as melhorias propostas na análise Ergonômica serão adequadas às características psicofisiológica dos colaboradores e à natureza do trabalho por ele executado. 

 

O objetivo final das AET é trazer respostassoluções para as empresas e também para o colaborador.  

A AET é elaborada de acordo com a demanda do cliente, levando em conta suas prioridades, de forma muito particular. Através de uma metodologia específica, um modelo de análise é ” construído” buscando a resposta certa ou o diagnóstico correto para o problema apresentado. 

 

A análise Ergonômica é um processo dinâmico, que pode mudar de acordo com o momento da empresa ( períodos de maior produção, deficiência de pessoal), e busca integrar a realidade de trabalho da empresa às características, capacidade e limitações de seus colaboradores. 

 

Quais os benefícios da Análise Ergonômica do Trabalho funciona?  

 

Além de garantir que sua empresa esteja de acordo com as leis (afinal, as AETs são obrigatórias), essas ferramentas apresentam inúmeros pontos positivos para o negócio. 

 

  • Melhora na produtividade: É uma questão de lógica. Se um colaborador está sem dores ou desconfortos provenientes dos movimentos repetitivos ou das atividades intensas do cotidiano, ele conseguirá ser mais eficiente no trabalho, melhorando o rendimento e aumentando a produtividade da empresa. 
  • Reduz as faltas: Dentre os motivos mais comuns de falta no trabalho, podemos citar as doenças ocupacionais – vide a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), por exemplo – como campeãs em recorrência.  A prevenção dessas doenças realizada pela AET reduzirá consideravelmente as faltas por esse motivo.  
  • Diminui os processos trabalhistas: Uma boa parte dos processos trabalhistas movidos por ex-funcionários são pelas más condições de trabalho que a empresa apresenta. O AET funciona como uma garantia de que o ambiente profissional está seguro e apresenta condições dignas para seus colaboradores.  
  • Propaganda positiva para a empresa: Ao divulgar os resultados positivos nos canais oficiais, haverá uma melhora na imagem da corporação, que será vista como uma empresa que preza pela segurança e bem estar dos funcionários no ambiente de trabalho.  
Quem pode realizar a Análise Ergonômica do Trabalho?  

 

A análise Ergonômica é um estudo multidisciplinar que deve contar com a participação de vários profissionais envolvidos na tarefa, atividade ou posto de trabalho avaliado. O colaborador, o chefe do setor, gerente de produção, o engenheiro, técnico de segurança do trabalho, membros da gerência e obviamente o profissional de Ergonomia devem se comprometer e se envolver com o processo de gestão das questões ergonômicas identificadas. O responsável por assinar o documento geralmente é o profissional mais habilitado e especialista no assunto – Médico do Trabalho, Fisioterapeuta, Engenheiro, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de segurança do trabalho. 

 

Quer colocar a AET em prática na sua empresa? Conte com a experiência e capacitação dos profissionais da São Lucas. Aqui, sabemos exatamente o que é necessário para uma companhia ser segura para seus funcionários.  

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