Especialmente quando estamos falando de empresas envolvidas em atividades que possam apresentar riscos para a saúde e segurança de seus funcionários, o uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) torna-se indispensável.
Esses equipamentos são essenciais para a proteção dos empregados durante o cotidiano da companhia, evitando a exposição a fatores de risco e consequentemente o surgimento de doenças ocupacionais. Dependendo da área exercida pela empresa – principalmente no caso de laboratórios, indústrias, construções e fábricas -, os EPIs podem ser determinantes para evitar possíveis acidentes.
Nesse artigo, te explicaremos os motivos que caracterizam os EPIs como ferramentas vitais para a segurança no dia a dia de uma empresa.
O que são os EPIs?
Segundo a Norma Regulamentadora NR 6, os EPIs são acessórios e ferramentas pessoais que devem proteger os funcionários da empresa de acidentes, lesões ou quaisquer danos que afetem a saúde ou coloquem a segurança em risco. Como exemplos de EPIs, podemos citar:
- Óculos e viseiras de segurança
- Protetor auricular
- Luvas de proteção e segurança
- Capacetes de segurança
- Cinto de segurança
- Máscara filtradora
Em relação ao fornecimento, os EPIs devem ser distribuídos aos funcionários pela própria empresa empregadora e de forma gratuita, devendo haver o reabastecimento dos equipamentos sempre que necessário.
Mas qual a importância dos EPIs?
Agora que explicamos o que efetivamente são os equipamentos de proteção individual, resta entender por quais motivos o uso deles se mostra tão indispensável dentro do cotidiano da companhia.
É uma forma de respeitar as leis
Ao fornecer corretamente os EPIs para seus colaboradores, a empresa agirá em dia com as especificações definidas pela Norma Regulamentadora 6.
Ao infringir essa lei, os empregadores estão sujeitos a responderem judicialmente por crime trabalhista caso ocorra algum acidente.
Dessa forma, respeitar a NR 6 é uma garantia de evitar problemas desnecessários com a justiça.
Garante a segurança dos trabalhadores
É uma obrigação do gestor prezar pelo bem estar e pela saúde física e psicológica de seus trabalhadores. A não utilização dos EPIs, entretanto, pode trazer riscos de vida para os profissionais que trabalham na empresa.
E especialmente em tarefas mais perigosas, a necessidade do uso deve ser redobrada. Exemplificando, imagine o trabalho na construção civil sem os capacetes de proteção. A possibilidade de algum acidente acontecer é muito maior.
Assim, ao incentivar o uso correto dos EPIs na empresa, você ajudará a prevenir acidentes no ambiente de trabalho.
Quanto mais proteção, mais aproveitamento
Funcionários pró ativos são importantes chaves para uma corporação de sucesso. E uma das melhores formas de conseguir essa pró atividade é investindo na segurança dos mesmos.
Afinal, ao usarem os equipamentos necessários, os colaboradores trabalharão de forma mais relaxada, tranquila e confiante, aumentando a produtividade nos processos. Ponto super positivo para o aproveitamento da empresa.
Como vimos acima, o uso dos EPIs nas empresas deve ser uma constante. É de suma importância que não apenas a gestão compreenda, mas que todos os envolvidos nas atividades percebam que os equipamentos de proteção podem evitar acidentes e até salvar vidas.
Mas e aí, precisa melhorar a segurança dos funcionários de sua empresa? Entre em contato com a São Lucas!