Os exames complementares são solicitados de acordo com os riscos e critérios estabelecidos na NR-7, uma das normas que regulamenta o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Isso é, dependendo da função desenvolvida pelo trabalhador, um tipo de exame específico será solicitado, de modo a resguardar a saúde do profissional e prevenir danos. A NR 7 é apenas uma das normas de um conjunto de dispositivos e regulamentos destinados a disciplinar as ações voltadas à promoção da saúde ocupacional.
A avaliação oftalmológica analisa a saúde da vista do trabalhador. Entre as avaliações estão:
Audiometria é um exame de triagem que avalia a acuidade auditiva do trabalhador, isto é, um exame que detecta possíveis perdas auditivas de um funcionário. Ela deve ser realizada por profissional habilitado, ou seja, médico ou fonoaudiólogo, conforme resoluções dos respectivos Conselhos Federais profissionais.
De acordo com a NR-7, devem ser submetidos a exames audiométricos de referência e seqüenciais, no mínimo, todos os trabalhadores que exerçam ou exercerão suas atividades em ambientes cujos níveis de pressão sonora ultrapassem os limites de tolerância estabelecidos nos anexos 1 e 2 da NR 15 da Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho, independentemente do uso de protetor auditivo.
O Exame complementar de Acuidade Visual visa avaliar a capacidade da visão de perceber a forma e o contorno dos objetos. Este exame é fundamental na hora de contratar um colaborador, porque consegue detectar se este possui ou não déficit de visão que poderia causar riscos a ele mesmo, a outros trabalhadores e ao patrimônio da empresa. Este exame deve ser realizado por profissional da saúde habilitado.
O Eletrocardiograma – ECG é um exame que visa detectar possíveis anormalidades nas ondas cardíacas do trabalhador. Ele analisa a variação das ondas elétricas emitidas pela contração do coração, que são captadas através da utilização de eletrodos colocados no peito do paciente.
Devem ser submetidos a exames de ECG todos os trabalhadores que trabalharem em altura (pedreiros, pintores, montadores de calha, etc), que dirigirem veículos motorizados (motoristas, motoboys, operadores de empilhadeira, etc), que manipularem determinadas máquinas (furadeira, fresa), e que tiverem contato com eletricidade (eletricista). A periodicidade do exame será estipulada pelo Médico Coordenador do PCMSO.
Com o ECG, é possível a constatação de problemas como: arritmia cardíaca, isquemia cardíaca, doenças de válvulas cardíacas, pericardite, cardiomiopatia, e seqüelas cardíacas de hipertensão arterial.
O Exame complementar Eletroencefalograma – EEG, é um exame que analisa e detecta possíveis anormalidades nas ondas cerebrais do trabalhador examinado, captado através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo do paciente.
Devem ser submetidos a exames de EEG todos os trabalhadores que trabalharem em altura (pedreiros, pintores, montadores de calha, etc), e que dirigirem veículos motorizados (motoristas, motoboys, operadores de empilhadeira, etc). Esse exame também é recomendado aos profissionais que trabalham em locais confinados. A periodicidade do exame será estipulada pelo Médico Coordenador do PCMSO.
Com o EEG, é possível a constatação de problemas como: epilepsia, encefalites, síndromes demenciais, crises não epilépticas, e distúrbios metabólicos.
A Espirometria é um exame que mede a velocidade e a quantidade de ar que o paciente coloca para dentro e para fora dos pulmões, isto é, um exame que detecta possíveis anormalidades pulmonares no examinado. Ele deve ser realizado por profissional habilitado, ou seja, médico, técnico de enfermagem, ou enfermeiro, conforme resoluções dos respectivos Conselhos Federais profissionais.
De acordo com a NR-7, devem ser submetidos a exames de Espirometria, todos os trabalhadores que estiverem expostos a diversos tipos de poeiras em seu ambiente de trabalho (serralheiros, pintores, caldeireiros, jateadores, fracionadores de medicamentos, etc.). A periodicidade do exame será estipulada pelo Médico Coordenador do PCMSO. A precoce descoberta de alteração do exame de Espirometria pode levar o funcionário a ser alterado de cargo (ou até mesmo afastado), porém, isso prevenirá uma maior exposição do trabalhador ao agente.
Com a Espirometria, é possível a constatação de problemas como: asma, bronquite, enfisema, fibrose cística, fibrose pulmonar, e doenças pulmonares obstrutivas crônicas.
O Teste de Romberg é realizado durante o exame Otoneurológico e, inicialmente foi descrito para avaliar a integridade das colunas dorsais da medula espinhal.
É um teste bastante simples, com ele é possível verificar as alterações de equilíbrio estático do trabalhador. É realizado em pé com os olhos fechados. Está relacionado à condição neurológica do indivíduo.
Exames de Raios X detectam emissões eletromagnéticas que são impressas em chapas fotográficas (radiografias). São utilizados nas análises das condições dos órgãos internos, ossos, formações internas do corpo, tratamento de tumores, câncer, doenças ósseas, etc.
O Laboratório São Lucas de Análises Clínicas com posto de coleta em sua unidade de Lavras é parceiro ao Grupo Hermes Pardini, empresa referência no Brasil em medicina diagnóstica e preventiva, estando entre os maiores deste segmento no país. Essa parceria visa trazer qualidade e segurança na realização dos exames da sua empresa.
Para saber a listagem completa dos exames realizados pelo Laboratório São Lucas de Análises Clínicas entre em contato através do formulário abaixo.